Uma lista de discussão também conhecida como grupo de discussão é uma ferramenta gerenciável pela Internet que permite a um grupo de pessoas a troca de mensagens via e-mail entre todos os membros da lista/grupo.
No G Suite for Education, as listas são chamadas de Grupos, e possuem mais funcionalidades que as antigas listas de discussão. O Grupo pode ser configurado para funcionar como: Listas de e-mails, Fóruns da Web, Fóruns de perguntas e respostas, ou Caixas de entrada de colaboração.
A Secretaria Geral de Informática está substituindo o Serviço de Listas de Discussão pelo uso do Grupos no Google.
Com o Grupos do G Suite do Google, você pode criar:
- Listas de e-mails
- Fóruns da Web
- Fóruns de perguntas e respostas
- Caixas de entrada de colaboração
Veja abaixo o que cada um faz:
Listas de e-mails
Os grupos podem ser criados como listas de e-mails. Com o endereço de e-mail do grupo, você pode fazer o seguinte:
- Enviar e-mails para todos os participantes do grupo
- Convidar os participantes para reuniões
- Compartilhar conteúdo, inclusive arquivos, sites, vídeos e agendas do Google, com os participantes
Saiba como usar grupos como listas de e-mails clicando aqui.
Fóruns da Web
É possível criar grupos como fóruns da Web.
Os participantes dos fóruns da Web participam de discussões interativas no Grupos do Google, e também podem postar tópicos e respostas no Grupos e receber mensagens por e-mail.
Saiba como usar grupos como fóruns da Web clicando aqui.
Fóruns de perguntas e respostas
Também é possível criar grupos como fóruns de perguntas e respostas, que são parecidos com os fóruns da Web, mas têm o objetivo de encontrar respostas para as perguntas. Os fóruns de perguntas e respostas têm os seguintes recursos:
- Uma resposta a uma pergunta pode ser marcada como a melhor resposta.
- Você pode definir um modelo de pergunta padrão que os usuários preenchem quando criam tópicos.
Saiba como usar grupos como fóruns de perguntas e respostas clicando aqui.
Caixas de entrada de colaboração
Nos grupos do tipo Caixas de entrada de colaboração, os participantes atribuem e acompanham tíquetes de suporte e outras consultas de clientes e colegas de trabalho. Os participantes desse tipo de grupo podem fazer o seguinte:
- Cuidar de um tópico que se ofereceram para resolver
- Atribuir um tópico a outro participante do grupo
- Marcar um tópico como duplicado
Saiba como usar Caixas de entrada de colaboração clicando aqui.
Como Solicitar
A solicitação deverá ser feita pela Chefia da Unidade Acadêmica ou Administrativa, que deverá abrir um chamado em servicos.ufscar.br, na Categoria Tecnologia da Informação - Listas de discussão / Grupos, e preencher o formulário.
Recomendações de Configurações de Grupos